segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sobre Fritz Perls e Paul Goodman

"O mais instigante é pensar como duas pessoas, com vivências tão diferentes, em contextos tão distintos, e atravessados por mundos tão distantes, poderiam se encontrar em ideias tão originais.
 
Fritz era um alemão, um psiquiatra presunçoso que precisou largar tudo na vida várias vezes, e que abandonou sua identidade tantas vezes quanto necessário. Jogou sua identidade de alemão, de marido, de pai, de psiquiatra, de psicanalista, de guru, tudo na lata do lixo para se entregar ao que de fato sempre o interessou mais: a vivência aqui e agora. Fritz alcançou o nirvana? Não. Muito pelo contrário. Até seus últimos dias de vida, Fritz era atravessado pela insegurança, pelo arrependimento, pela culpa. No fundo, o que torna Fritz Perls um dos maiores nomes da psicoterapia mundial não foi, somente, a genialidade dos seus insights, mas sim a humanidade que nunca deixou de atravessá-lo.
Goodman era um nova-iorquino, viveu pouquíssimo tempo em outra cidade: nasceu, viveu e morreu em Nova York. Escrevia sobre a realidade das ruas, das escolas, dos guetos e do sexo. Nunca foi um puritano, mas, ainda sim, tudo o que queria era uma sociedade mais justa. Lutou até o último segundo para viver daquilo que o completava, seu direito de escrever sobre o que ele quisesse. Não era um filósofo, não era um sociólogo, não era um psicólogo, não era um pedagogo, não era um político: era um artista e um escritor. Queria falar sobre sua vida, seu mundo, sua realidade. Queria encontrar algum sentido para a sua sexualidade e seu desejo. Queria poder ser aceito por quem ele realmente era, mas principalmente queria deixar um mundo melhor para seus filhos.
Goodman era um nova-iorquino com a alma de europeu, Perls era um alemão com a alma de um americano. Se Perls era um existencialista e Goodman um pragmatista, podemos ver claramente que Perls tinha um lado pragmático fortíssimo, e Goodman escrevia como os grandes existencialistas."
 
(Trecho do livro Fritz Perls e Paul Goodman: Duas Faces da Gestalt-terapia - Editora Premius - Autor: Marcus Cézar Belmino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário