sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reflexões


Ultimamente tenho me mantido silencioso no Blog. Os dias tem me atravessado de uma maneira muito intensa  para poder sentar e escrever, porém por mais atribulado os dias, tenho percebido o quanto eles têm sido produtivos para um fervilhão de idéias. Preciso ainda sistematizá-las, mas principalmente, preciso verificar mais. Tenho percebido na carne que os melhores lugares pra pensar e reconstruir concepções é na clínica e na sala de aula. Por mais óbvio e clichê que isso seja, a clínica tem se reconstruído a cada dia a partir de seus braços e linhas invisíveis.
Temas que quero desenvolver:
- Cada vez fica mais clara pra mim a cisão de Goodman e Perls, tenho lido mais Goodman ultimamente. Paul Goodman foi um excelente crítico da educação e proclamador da anarquia, quero ainda escrever sobre o quanto que essas idéias podem ser potencializadora de nossas práticas psicológicas, pois sua concepção de clínica era realmente revolucionária.
- Tenho pensado sobre os meandros da clínica psicoterápica: modos de afetação, construção de vínculos e a técnica gestáltica. Tenho me dedicado a (re)ler a técnica gestáltica, e isso pra mim está se tornando realmente um nó problemático, pois a ação clínica gestáltica é múltipla. Eis a virtualização da técnica.
Acho que ainda preciso amadurecer mais essas idéias. Por isso mesmo acredito que eu tenho que escrever....

Um comentário: