quarta-feira, 11 de julho de 2007

Corrida Caucus (Corrida de Comitê)



Alguém sabe o que é uma corrida-caucus? Algumas traduções também a chamam de corrida de comitê:


" O que eu ia dizendo" disse o Dodo num tom ofendido, " era que a melhor coisa para nos secar seria uma corrida-caucus".
" o que seria uma corrida-caucus?", disse Alice. Não que ela fizesse questão de saber, mas o Dodo tinha feito uma pausa, como se achasse que alguém devia falar, e ninguém mais parecia inclinado a dizer alguma coisa.
"Ora", disse o Dodo, " a melhor maneira de explicar é fazer" ( e como vocês talvez queiram experimentar essa corrida num dia de inverno, vou lhes contar como o Dodo a organizou)
Primeiro ele traçou uma pista de corrida numa espécie de círculo ("A forma exata não tem importância," disse) e depois todo o grupo foi colocado ao longo da psita, aqui e ali. Não houve nada de " um, dois, três e já!", ele começavam a correr quando desejavam, e desistiam quando desejavam, por isso não era fácil saber quando a corrida tinha chegado ao fim. Entretanto, quando já tinham corrido por meia hora ou mais, e estavam de novo bem secos, o Dodo de repente gritou:" Acabou a corrida!", e todos se aglomeraram ao redor dele, ofegando e perguntando " mas quem ganhou?".
Essa pergunta o Dodo não conseguiu responder sem pensar bastante, e passou um longo tempo com um dos dedos premidos sobre a testa (a posição em que geralmente está Shakespeare nos retratos que temos dele ), enquanto o resto esperava em silêncio. Por fim , o Dodo disse : "todos ganharam e todos devem receber prêmios!".

Alice no País das Maravilhas

Um comentário: