domingo, 13 de fevereiro de 2011

Compartilhando mundos

Semestre passado tivemos experiência bem interessante. Aqui na faculdade, houve um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de exames psicológicos II e Psicopatologia psicanalítica do 6o semestre do curso, em que os alunos deveriam fazer uma leitura psicanalítica da vida e obra de um determinado ator ou artista. Um grupo de estudantes que faziam parte do grupo de pesquisa que temos em Gestalt-terapia resolvereu fazer uma análise de Fritz Perls.
O resultado do trabalho foi bem interessante, e porque não dizer, bem ousado. Porém outra surpresa fantástica foi que, para encerrar a apresentação do trabalho, as alunas fizeram um vídeo em homenagem ao Perls. Para colorir o vídeo as alunas pediram ao Filipe Vasconcelos, gestalt-terapeuta de Recife que tem um trabalho muito bom fazendo músicas com o tema da gestalt-terapia, para ajuda-las. Assim, ele compôs e gravou uma música especial para o trabalho.

Gosto desse trabalho por vários motivos: a ousadia que as alunas imprimiram no trabalho, a interdisciplinariedade funcionando no ambiente acadêmico, a quebra das brigas bobas entre abordagens, a interlocução entre estados (Recife e Ceará) e a celebração de parcerias cada vez mais consistentes ( a gente aqui em Juazeiro do Norte e o Pessoal de Recife do Mutuar).


Este post é em homenagem a todos que participaram disso!

O vídeo que foi feito pelas alunas, no final do vídeo, tem os devidos créditos de todos que participaram do projeto! Para quem ainda não viu, assistam!

5 comentários:

  1. É, realmente foi uma produção ousada e bem TRABALHOSA! mas que valeu a pena! Fico feliz de ver nossas produção tomando rumo...lembro como se fosse hj as pessoas dizendo: "MAS VC É LOUCA MENINA? FALAR DE FREUD E PERLS ASSIM? ISSO VAI DAR UMA CONFUSÃO..." e realmente foi uma confusão, mas uma confusão bastante divertida...assim como foi a vida de PERLS...

    ResponderExcluir
  2. O óbvio não é muito atrativo, pelo menos não mais do que o desafio, e esse foi um grande desafio que tenho orgulho em dizer que demos de conta, autores, orientadores e quem se disponibilizou para esse trabalho.

    Agradeço a todos(as): Luciana Coelho (a grande orientadora, trocamos inúmeros e-mails), Marcus C.(quem disponibilizou bibliografia e tempo para discutir as 'viagens' de Perls), Juliana L., Filipe(que se dispôs em meio a tantos afazeres, compor e gravar essa música para o trabalho), Ítalo L. que foi assistir a apresentação, aos colegas que nos deram força, mesmo quando nos chamavam de loucas, que mesmo sem saberem estavam nos incentivando a superação.

    ResponderExcluir
  3. Pois eh!!! Galera essa produção é nossa...e as camisetas ein??? até hj ta fazendo sucesso..segundo Italo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei MUITO !
    Assim como tenho admiração por este homem,tão acusado de não ter escrito "mastigando as coisas" para que outros pudessem se alimentar.
    Bastava refletir sobre cada frase, como vcs fizeram.
    A GT que aprendi, não é a Gestalt de hoje.E não adianta me chamar de "velha guarda"...rsrsrs
    Porque sou moto continuo e isto é atemporal.
    Sem procurar atalhos, que estes são desvios...
    Perls criou uma belíssima metodologia psicoterápica.Fico feliz que as sementes plantadas no nordeste tenham florecido assim.
    Parabéns
    Estou reconstruindo o blog do EcoHum (Ecologia Humana, vou tirar o site do ar dentro de alguns dias, e vou listar vcs,lá.
    bjk
    Jane Rodrigues

    ResponderExcluir