quinta-feira, 13 de setembro de 2007

E chamam isso de pessimismo


O Sofrimento é algo incrustado na carne, amaldiçoado por tantos anos, séculos ou meses por ingenuidade ou medo...medo do encontro com a impossibilidade, com a falta de contingência com a surpresa do não suprir. Sempre cantaram aos deuses um ode ao otimismo, sempre nos protegeram de cair, de ferir-se e sempre se desesperaram com a possibilidade de ver o outro em prantos jogado ao chão. E chamam isso de cuidado!

Bastardos....nos ensinaram a não nos deparar com o nada ou a encontrar-se com o nada como possibilidade de ir além. Nunca nos atentaram à impotência, a finitude ao não-devir. nunca nos alertaram da dor de perder e do medo de conseguir... Nunca nos alertaram da angústia, do desespero. E chamam isso de proteção!

Assuta pensar que o dia a dia é trágico. Assusta pensar que a tragicidade em si não é boa nem má...é vida, é cotidiano. Assusta pensar que cada passo dado é incerto e que "O coração tem que se apresentar diante do nada sozinho bater em silêncio de uma taquicardia nas trevas" (C. L.). E chamam isso de amor!

Sobre amor? Como diria cazuza (nunca posso deixar de citá-lo) "Será que ele não entendem que quem ama nessa vida, às vezes ama sem querer e a dor esconde uma pontinha de prazer..."


Figura: Les Grandes Baigneuses - Paul Cézanne

Um comentário:

  1. ;Alou...

    http://aecioborba.blogspot.com/2007/08/s-vezes-o-gosto-ruim-mesmo.html

    Lembrei disso...

    E sim, você é um pessimista. [:p]

    ResponderExcluir