Semestre passado tivemos experiência bem interessante. Aqui na faculdade, houve um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de exames psicológicos II e Psicopatologia psicanalítica do 6o semestre do curso, em que os alunos deveriam fazer uma leitura psicanalítica da vida e obra de um determinado ator ou artista. Um grupo de estudantes que faziam parte do grupo de pesquisa que temos em Gestalt-terapia resolvereu fazer uma análise de Fritz Perls.
O resultado do trabalho foi bem interessante, e porque não dizer, bem ousado. Porém outra surpresa fantástica foi que, para encerrar a apresentação do trabalho, as alunas fizeram um vídeo em homenagem ao Perls. Para colorir o vídeo as alunas pediram ao Filipe Vasconcelos, gestalt-terapeuta de Recife que tem um trabalho muito bom fazendo músicas com o tema da gestalt-terapia, para ajuda-las. Assim, ele compôs e gravou uma música especial para o trabalho.
Gosto desse trabalho por vários motivos: a ousadia que as alunas imprimiram no trabalho, a interdisciplinariedade funcionando no ambiente acadêmico, a quebra das brigas bobas entre abordagens, a interlocução entre estados (Recife e Ceará) e a celebração de parcerias cada vez mais consistentes ( a gente aqui em Juazeiro do Norte e o Pessoal de Recife do Mutuar).
Este post é em homenagem a todos que participaram disso!
O vídeo que foi feito pelas alunas, no final do vídeo, tem os devidos créditos de todos que participaram do projeto! Para quem ainda não viu, assistam!
É, realmente foi uma produção ousada e bem TRABALHOSA! mas que valeu a pena! Fico feliz de ver nossas produção tomando rumo...lembro como se fosse hj as pessoas dizendo: "MAS VC É LOUCA MENINA? FALAR DE FREUD E PERLS ASSIM? ISSO VAI DAR UMA CONFUSÃO..." e realmente foi uma confusão, mas uma confusão bastante divertida...assim como foi a vida de PERLS...
ResponderExcluirO óbvio não é muito atrativo, pelo menos não mais do que o desafio, e esse foi um grande desafio que tenho orgulho em dizer que demos de conta, autores, orientadores e quem se disponibilizou para esse trabalho.
ResponderExcluirAgradeço a todos(as): Luciana Coelho (a grande orientadora, trocamos inúmeros e-mails), Marcus C.(quem disponibilizou bibliografia e tempo para discutir as 'viagens' de Perls), Juliana L., Filipe(que se dispôs em meio a tantos afazeres, compor e gravar essa música para o trabalho), Ítalo L. que foi assistir a apresentação, aos colegas que nos deram força, mesmo quando nos chamavam de loucas, que mesmo sem saberem estavam nos incentivando a superação.
Pois eh!!! Galera essa produção é nossa...e as camisetas ein??? até hj ta fazendo sucesso..segundo Italo!
ResponderExcluirGostei MUITO !
ResponderExcluirAssim como tenho admiração por este homem,tão acusado de não ter escrito "mastigando as coisas" para que outros pudessem se alimentar.
Bastava refletir sobre cada frase, como vcs fizeram.
A GT que aprendi, não é a Gestalt de hoje.E não adianta me chamar de "velha guarda"...rsrsrs
Porque sou moto continuo e isto é atemporal.
Sem procurar atalhos, que estes são desvios...
Perls criou uma belíssima metodologia psicoterápica.Fico feliz que as sementes plantadas no nordeste tenham florecido assim.
Parabéns
Estou reconstruindo o blog do EcoHum (Ecologia Humana, vou tirar o site do ar dentro de alguns dias, e vou listar vcs,lá.
bjk
Jane Rodrigues
PS: Florescido
ResponderExcluir